Você sabe o que é osteoporose? Estamos falando de uma doença que causa a diminuição da massa óssea, tornando os ossos mais frágeis e aumentando o risco de fraturas. A condição é muito associada ao envelhecimento, considerando que com o passar dos anos, o organismo perde progressivamente a sua capacidade de metabolizar e absorver o cálcio, por exemplo.
Quer entender melhor sobre o assunto? Nesse artigo, você aprende sintomas, causas e tratamento.
Em tempo: está procurando por casas de repouso para o seu ente querido? Então, vale a pena pesquisar quais locais oferecem um acompanhamento médico para os idosos.
Afinal, o que é Osteoporose?
Para iniciar nossa explicação, precisamos responder melhor a pergunta: o que é Osteoporose? Por exemplo, você sabia que a doença é mais comum em mulheres acima dos 45 anos? À medida que progride com o avançar da idade, a condição aumenta o risco de fraturas, especialmente no quadril, na costela e colo do fêmur.
Um detalhe essencial: a estrutura do nosso esqueleto está em constante renovação. Ganhamos massa óssea até os 20 anos de idade, e perdemos com maior velocidade depois dos 40. Nesse cenário, temos duas células envolvidas: os osteoclastos e os osteoblastos. O primeiro grupo promove a absorção de minerais, eliminando áreas de tecido ósseo e criando cavidades.
Já os osteoblastos, por sua vez, são responsáveis por preencher essas cavidades – produzindo ossos novos. Para isso, eles usam o cálcio absorvido com a ajuda da vitamina D. Dessa forma, a cada três meses 10% do esqueleto se renova.
A primeira fase da degeneração óssea, conhecida como osteopenia, começa com o desequilíbrio entre as células de absorção e de regeneração. Ou seja, os osteoclastos passam a agir mais rapidamente, degradando o osso com uma velocidade maior do que os osteoblastos conseguem repor.
Sintomas de Osteoporose
Infelizmente, a osteoporose é, na maioria das vezes, assintomática. Por isso, costuma ser diagnosticada por meio da fratura de algum osso após um leve impacto. Além disso, há outros indícios, como a diminuição da estatura em 2 ou 3 centímetros e a presença de ombros caídos ou posição de corcunda.
A partir da avaliação dos sintomas, o médico pode indicar a realização de um exame de imagem que indica a perda de massa óssea, a densitometria óssea. Esse exame pode ser realizado anualmente ou a cada 2 anos após o diagnóstico da osteoporose para ajuste da dose do medicamento.
Principais causas da doença
A osteoporose está muito ligada ao envelhecimento. Contudo, existem outras causas que podem favorecer o seu surgimento:
- Disfunção da tireoide;
- Doenças autoimunes;
- Deficiência de cálcio;
- Sedentarismo;
- Alimentação pobre nutricionalmente;
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Deficiência de vitamina D.
Nessas situações, o organismo não funciona da maneira correta, havendo um desequilíbrio entre a formação e a destruição óssea. Portanto, as pessoas que foram diagnosticadas com qualquer uma dessas alterações devem ser acompanhadas pelo médico para prevenir o desenvolvimento da osteoporose.
Existe tratamento para osteoporose?
Não há um tratamento direto para a osteoporose, mas sim medidas para evitá-la. A principal são ações voltadas para o fortalecimento ósseo. Ou seja, é muito comum que as pessoas que seguem orientações para prevenção da doença, invistam em uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, por exemplo. No entanto, esse tipo de suplementação deve ser sempre orientada pelo médico, para evitar ser prejudicial à saúde.
Outras recomendações englobam prática regular de atividades físicas, assim como abandono de práticas prejudiciais como uso de tabaco, álcool ou drogas.
–
O que achou do nosso artigo sobre o que é osteoporose? Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar nosso blog. Somos um site especializado em casas de repouso, por isso, se procura uma opção para cuidar do seu querido parente, veja as opções disponíveis em nosso site.
Nos vemos no próximo artigo!