Não é novidade para ninguém que a qualidade de vida está diretamente ligada à prática de atividades físicas. Na terceira idade, então, isso é ainda mais essencial. Claro, é preciso seguir uma série de cuidados para que tudo seja feito respeitando os limites da pessoa; por isso, preparamos uma lista especial: 5 sugestões de esportes para idosos!
Quer saber quais são as atividades mais indicadas na melhor idade? Continue a leitura…
5 esportes para idosos
Chegou na terceira idade e não pratica nenhum esporte por insegurança? Fique tranquilo, vamos te mostrar que é perfeitamente possível realizar atividades físicas nesse período da vida. Aliás, isso é indicado por inúmeros especialistas.
Sem mais delongas, vamos para a lista:
1. Caminhada ou Corrida
A caminhada ou corrida são atividades bem democráticas, afinal, você não precisa de aparelhos ou equipamentos – apenas um bom par de calçados e uma roupa confortável. Você sabia que 30 minutos de caminhada por dia é o suficiente para melhorar a sua qualidade de vida?
Se ainda está em dúvida se vale a pena começar a caminhar, veja alguns benefícios:
- Aprimoramento do equilíbrio e da coordenação motora;
- Fortalecimento dos músculos;
- Combate problemas no coração e de respiração;
- Pode ser feita sem custo algum e em qualquer lugar.
2. Natação e Hidroginástica
Os esportes aquáticos são uma excelente indicação, principalmente na terceira idade. Tanto a natação, quanto a hidroginástica trazem inúmeros benefícios para quem as pratica.
- Por serem exercícios aeróbicos na água, as atividades protegem as articulações;
- Ajudam na circulação sanguínea;
- Auxiliam no tratamento de doenças como artrite e osteoporose.
3. Musculação
A musculação não é tão popular quanto as duas atividades citadas anteriormente, porém, ela é uma ótima pedida para a terceira idade. Claro, contanto que todos os cuidados sejam respeitados. Uma informação importante: para os idosos, o que interessa nesse esporte não é a quantidade de peso levantado, mas sim a repetição dos exercícios.
Os benefícios?
- Melhora o condicionamento físico;
- Aumenta a resistência muscular e dos ossos;
- Fortalece os músculos;
- Melhora a respiração e a circulação sanguínea.
4. Bicicleta
A bicicleta é quase tão democrática quanto a caminhada, a única diferença é que o investimento deve ser um pouquinho maior. Imagine que terapêutico pode pedalar no parque em um belo dia de sol?
Além disso, as outras vantagens da bike são:
- Fortalecimento dos músculos do quadril e das pernas;
- Melhora o equilíbrio e a respiração.
5. Ioga e Pilates
Por último, temos duas atividades muito legais, mas que exigem um investimento maior que as outras mencionadas: ioga e pilates. Acha muito caro? Talvez o sucesso delas entre a terceira idade te convença que os dois esportes valem a pena.
O que você ganha ao praticar pilates e ioga:
- Melhora na postura corporal;
- Alívio de dores;
- Diminuição do estresse;
- Aumento de concentração.
Esportes para idosos e os cuidados necessários
Naturalmente, pessoas na terceira idade precisam de mais cuidado na hora de iniciar uma atividade física. Por isso, recomendamos uma consulta ao médico, realização de exames físicos periódicos e contar com o suporte de profissionais especializados durante as atividades.
Ademais, não esqueça questões como hidratação – principalmente no verão. Lembre-se que o corpo não pode ser levado à fadiga e a intenção do esporte é justamente aumentar a qualidade de vida, e não gerar problemas.
–
O que achou do nosso artigo sobre esportes para idosos? Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar nosso blog. Somos um site especializado em casas de repouso, por isso, se procura uma opção para cuidar do seu querido parente, veja as opções disponíveis em nosso site.
Nos vemos no próximo artigo!