Depressão em Idoso
A depressão é uma doença séria e que merece muita atenção. Considerada o mal do século XXI, ela está, infelizmente, cada vez mais presente em nosso cotidiano. Por isso, não é de se espantar encontrar diferentes relatos de depressão em idosos, adultos ou até mesmo adolescentes.
No artigo de hoje, vamos falar melhor sobre esse assunto, mas focado na população idosa. Quer entender melhor como lidar com a depressão na terceira idade? Confira nossas 5 dicas de cuidados essenciais!
5 dicas para lidar com a depressão em idosos
Antes das dicas, precisamos entender a situação atual do país. De acordo com o IBGE, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos. Ou seja, a população brasileira está cada vez mais madura. Atualmente, já temos mais de 30 milhões de idosos.
E, diante desse cenário, engana-se quem pensa que indivíduos dessa idade não precisam da ajuda de psicólogos e, muito menos, que não podem ser acometidas por doenças psicológicas, como a depressão.
Vamos entender como lidar com essa situação?
1. Atenção familiar
Um dos principais problemas na terceira idade é a falta de atenção, especialmente de filhos e netos. E, sem dúvidas, isso pode ser um gatilho para o surgimento da depressão em idosos. Portanto, uma forma de prevenir o surgimento da doença é não negligenciar o seu ente querido. O carinho nessas horas faz muita diferença.
Visite, dê atenção, converse, pergunte sobre o dia da pessoa, escute suas histórias e, para além disso, reserve um tempo do seu dia para passar com seu ente querido.
2. Lazer para combater a depressão em idosos
É bem comum que com o envelhecimento, muitos idosos acabem diminuindo as suas atividades extras, seja por conta das complicações motoras ou problemas de saúde. Contudo, passar muito tempo em um mesmo local acaba sendo péssimo para a saúde mental da pessoa.
Dessa forma, essa dica é muito importante: reserve um tempo para lazer com o seu parente mais idoso. Faça atividades que você sabe que ele gosta, como um passeio no parque, almoços e jantares fora de casa… Acredite: o que parece simples para você, será especial para ele.
3. Respeite os gostos do idoso
Todos nós sabemos que a terceira idade traz consigo uma série de problema no corpo. Porém, com os cuidados e tratamentos corretos, ela não se torna um motivo para afastar o idoso das atividades que lhe dão prazer.
Portanto, permita que a pessoa ocupe a cabeça com pequenas funções do dia a dia que gerem um bem-estar. Além disso, por que não ensiná-lo novas coisas? Como um novo idioma, um instrumento e assim por diante…
4. Cuidado com a solidão
Quando o assunto é depressão em idosos, a solidão é um dos principais vilões. Como vimos no primeiro tópico, as pessoas na terceira idade precisam de mais atenção. Ou seja, é essencial que a família se organize para não deixar o ente querido sozinho por muito tempo.
Se a agenda estiver apertada com a loucura cotidiana, é válido procurar uma casa de repouso confiável para prover ao seu parente uma qualidade de vida maior.
5. Ajuda profissional é necessária
Além de procurar uma casa de repouso, pode ser interessante iniciar um acompanhamento psicológico para evitar a depressão em idosos. Nesse caso, a pessoa terá sempre alguém disponível para comentar sobre as suas dificuldades e encontrar uma melhor forma de lidar com todo o processo de envelhecimento.
–
O que achou do nosso artigo sobre depressão em idosos? Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar nosso blog. Somos um site especializado em casas de repouso, por isso, se procura uma opção para cuidar do seu querido parente, veja as opções disponíveis em nosso site.
Nos vemos no próximo artigo!