Todos nós vamos chegar à terceira idade um dia… É um processo natural da vida. Infelizmente, existem uma série de cuidados bem especiais para que possamos desfrutar da fase idosa sem estresses e complicações, especialmente de saúde. No artigo de hoje, vamos falar sobre um probleminha chato que pode se manifestar nas pessoas mais velhas: a presbifonia, o popular envelhecimento da voz.
Assim como o corpo e a mente, a voz também merece uma certa atenção, uma vez que ela sofre com os efeitos naturais da passagem do tempo. Uma dessas mudanças que se acomete as cordas vocais dos idosos é o que chamamos de Presbifonia.
Quer entender melhor o que isso significa? Continue a leitura que te explicamos tudo!
O que é Presbifonia?
O nome pode confundir e indicar uma doença, mas a Presbifonia é algo natural e acontece com todo mundo. Entretanto, ela tende a se manifestar de forma diferente em homens e mulheres: no sexo masculino, observamos um aumento da frequência fundamental, enquanto no feminino, ocorre a redução da frequência. Ou seja, a voz dos homens fica mais fina, e a das mulheres mais grossa.
Como vimos, trata-se de algo normal na terceira idade. Todavia, existem hábitos que podem amenizar o envelhecimento da voz, inclusive um treinamento com um fonoaudiólogo. Dessa forma, há a possibilidade de recuperar parcialmente a funcionalidade da voz, deixando-a mais forte e com maior flexibilidade para ser projetada no ambiente.
Envelhecimento da voz: como amenizar esse problema?
Entre todas as orientações, a mais importante é uma correta hidratação. Esse hábito ajuda a fluidificar as secreções, além de lubrificar a mucosa – evitando uma voz mais áspera. Por exemplo, para idosos que dão aulas ou fazem palestras, é essencial beber goles de água durante as apresentações.
A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia tem algumas dicas para a manutenção de uma boa voz, independente da faixa etária:
- Fale sem esforço e articule bem as palavras;
- Mantenha uma boa postura corporal;
- Beba 2 litros de água diariamente;
- Durma bem;
- Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas;
- Use vestuário confortável;
- Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
- Não fale por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos
- Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;
- Diminua o consumo de leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente;
- Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;
- Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão.
Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar nosso blog. Somos um site especializado em casas de repouso, por isso, se procura uma opção para cuidar do seu querido parente, veja as opções disponíveis em nosso site.
Nos vemos no próximo artigo!