Alerta de frio: cuidados com os idosos!

De acordo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, uma intensa massa de ar frio (de origem polar) deverá avançar pela Região Sul do Brasil e no decorrer da semana influenciar as temperaturas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da Região Norte. Por conta dessa frente fria inesperada, trouxemos algumas informações importantes sobre o cuidado com os idosos em dias frios.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), os riscos inerentes ao idoso no frio são hipotermia, doenças respiratórias e agravamento de dores reumáticas.
Só para complementar, o risco de ocorrer hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai a menos de 36,8 graus Celsius. Já quando a queda é inferior a 29 graus Celsius há até risco de óbito.
Por isso, familiares e cuidadores de idosos devem ficar atentos a sintomas como fadiga, fraqueza, tremor, dificuldade na fala, perda da consciência e estado de choque. Portanto, os primeiros-socorros devem ser colocados em prática. Assim, se o idoso estiver em estado de hipotermia deve-se chamar a emergência (telefone 192).

Outro risco é o de doenças respiratórias, como gripes, resfriados e a mais recente Covid-19. Portanto, o idoso precisa evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão (ou com álcool gel 70%) a todo momento e ficar em ambientes arejados.

Já com relação às dores reumáticas, os idosos portadores de artrite reumatoide, bursite e tendinites, entre outras, devem se manter agasalhados porque o frio aumenta a sensação de dor nas articulações.

#idosos #idoso #terceiraidade #casaderepouso #larparaidosos #intituiçãoparaidosos #centrodiaparaidosos #lpi #frio #frentefria #cuidadocomidoso #gerontologia #saopaulo

Participe da discussão

Comparar listagens

Comparar
×

 

ola!

selecione um dos contatos para iniciar o chat no WhatsApp

×